domingo, janeiro 23, 2005

Cores para diferenciar terminais !

Normalmente, estou com vários terminais abertos e em alguns deles estou como root. Eu queria poder diferenciar melhor esses terminais dos demais, fazendo a fonte neles ter uma cor diferente. Para isso, editei o .bashrc do root para colorir a fonte e o bash_logout para descolorir. Infelizmente, a vida não é tão fácil e alguns comandos descolorem meu terminal. E uma delas em especial é utilizada com muita frequência: ls. Sendo assim, eu tive que fazer um bacalhau para isso parar de acontecer. Criei então o shellscript lsfred (em /usr/local/bin) que chama o ls com os mesmos argumentos da linha de comando e recolore minha fonte. Daí, foi só mandar um alias ls=lsfred.

Para tudo funcionar, baixe esse arquivo e salve ele como /root/.bashrc , daí baixe isso e salve como /root/.bash_logout. Baixe então esse e salve como /usr/local/bin/lsfred.

Pronto.

[ ]'s
fred