quarta-feira, janeiro 19, 2005

Enviando e Recebendo mensagens do tipo "net send" do windows em uma máquina linux com samba

Pra mandar é fácil:

smbclient -M nomedamáquinaOUusuario

E siga as instruções...

Pra recceber, adicione a seguinte linha no seu /etc/samba/smb.conf na sessão [GLOBAL]:


message command = DISPLAY=:0.0; xterm -e "cat %s; read"; rm %s

A idéia, é abrir uma janela com a mensagem na minha cara quando chegar uma. No meu sistema, as mensagens chegam como nobody. Não sei mudar isso. Deve ter um jeito de determinar que usuário o samba usa pra fazer as coisas... Então tive que adicionar a esse usuário direito pra abrir uma janela no meu xserver. Eu coloquei a seguinte linha no meu ~/.bashrc:

xhost +local:nobody > /dev/null

Deve ter jeito melhor de fazer isso, mas esse jeito funciona... Se alguém souber outro, me dá um toque. :)

that´s all folks